Artrose do Ombro

O que é?

Artrose nada mais é do que o desgaste de uma articulação.
Toda articulação é composta por ossos revestidos de cartilagem (uma espécie de amortecedor) e envolvidos por uma bolsa contendo líquido sinovial (uma espécie de óleo de engrenagem).
A perda da arquitetura dessa substância cartilaginosa, causada por fatores primários ou secundários, leva à deterioração da superfície articular. Inicialmente isso acontece por amolecimento da cartilagem e diminuição do líquido sinovial, até a perda total da cartilagem, fazendo com que a superfície óssea seja o único contato articular nos casos mais graves, gerando em consequência muita dor e perda do arco de movimento.
No ombro existem as causas primárias, relacionadas ao desgaste da cartilagem, e as secundárias, ou seja, devido a outras causas que também podem levar a essa patologia – até mesmo de forma mais agressiva.

Como sei se tenho artrose do ombro?
Bom, neste caso, é necessário antes de tudo consultar um especialista porque, baseado em sua história, exame clínico e alguns exames complementares, ele pode fechar o diagnóstico.

É necessário fazer cirurgia?
Felizmente a grande maioria das artroses do ombro são de tratamento conservador, baseado em mudança de hábitos, atividade física em cadeia fechada (sem impacto), boa alimentação, analgésicos, anti-inflamatórios (de forma moderada) e os chamados protetores de cartilagem e viscosuplementação (estes ainda bem discutidos na artrose glenoumeral).
Nos casos moderados pode-se lançar mão de uma artroscopia para desbridamento (limpeza) da articulação, porém não observamos bons resultados a médio e longo prazo.
Já na forma mais grave podemos utilizar uma artroplastia total da articulação, ou seja, uma troca da superfície articular.

A medicina tem avançado muito neste tipo de tratamento nos últimos anos e os resultados têm sido cada vez melhores, proporcionando uma melhora na dor e no arco de movimento do paciente, que em grande parte das vezes pode voltar às suas atividades laborais e, dependendo, até às atividades esportivas.

Escrito por dr. Felipe Amaral

Entre em contato

Atendimento em Moema – 94540-9553, 2649-9728

e aldeia da serra - barueri – 97469-1001, 4192-1146