Epicondilite Lateral

O que é?

A tendinite dos extensores, ou epicondilite lateral, é uma das lesões mais comuns do cotovelo. Por mais que seu nome sugira um processo inflamatório local, hoje sabemos que não é bem isso que ocorre. O que acontece é a evolução de microtraumas de repetição em tendão específico (músculo extensor radial curto do carpo), portanto não necessariamente em todos extensores do punho.

Sintomas: Começa com uma dor levemente anterior ao epicôndilo lateral do cotovelo, podendo chegar ao ponto de dificultar atividades diárias básicas, como tirar a chave do carro da ignição.

Pode ocorrer em pessoas que passam longas horas do dia digitando e em alguns atletas. Entre esses, é mais comum em tenistas, que na falta em completar todo o movimento de backhand acaba sobrecarregando muito o cotovelo, gerando essa lesão. Por isso, também leva o nome de cotovelo do tenista.

O tratamento dessa lesão pode ser feito com fisioterapia e analgésicos, mas pode necessitar de recessecção cirúrgica do tecido degenerado dependendo do grau da lesão. Porém, a imensa maioria se beneficia do tratamento conservador.

Escrito por dr. Felipe Amaral

Entre em contato

Atendimento em Moema – 94540-9553, 2649-9728

e aldeia da serra - barueri – 4192-1146, 97469-1001